África Ocidental

A região da África Ocidental entre o deserto do Saara e do Bilad es Sudan. Golfo da Guiné. Foi em grande parte controlados por potências coloniais até o século 20. África Ocidental Britânica - os ex-territórios britânicos da África ocidental, incluindo a Nigéria, Camarões, Gâmbia, Togo, Serra Leoa e Costa do Ouro. A África Ocidental Francesa (em francês: Afrique Occidentale Française, ou AOF) foi uma federação de oito territórios franceses na África: Mauritânia, Senegal, Sudão Francês (atual Mali), e, Costa do Marfim, Níger, Alto Volta (atual Burkina Faso) e Dahoméy (atual Benim).




Afro-descendentes : pretos de origem Yorùbá, Bilade Es Soudan: Terra de Pretos


Ao juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5º Vara da Seção Judiciária do Maranhão Assalamu alaikum warahmatullah wa barakatuhu

A Região da África Ocidental (esta em verde)

No Brasil

Os Africanos escravizados e seus descendentes diretos "Crêoulos : pretos" eram vistos tipicamente, como anomalias no cenário urbano. Ainda no século XIX, o Rio de Janeiro não ficava apenas extensa sombra da plantation, a cidade abrigava a maior população de origem africana da América do Sul e da América do Norte, que com o passar do tempo muitos se mestiçaram, que assim foi descrita por ( Thomas Holloway), Na esteira da Revolta dos Malês na Bahia, em 1835, a medicina carioca se viu fascinada e concentrou sua atenção no que ela descrevia como "uma população mestiça e degenerada e por isso, patológica e muito perigosa" que se aglutinava na cidade. A patalogisação do corpo mestiço legitimava o tratamento brutal sofrido pelos escravos e seus descendentes diretos no Rio de Janeiro, onde escravos agonizante-"mais maltratados do que cavalos e mulas", eram jogados nas ruas como se fosse refugos humanos. .

Insurreições de escravos medo coletivo a "Africanização da Nação nascente"- desempenhou um papel central na formação da sociedade urbana do Brasil apos a Independência.

As etnias da gente preta hoje pode ter sido reduzida a 13 por cento de toda população brasileira. Genocídio Étnico, Cultural e Religioso...? mesmo assim os africanos - brasileiros resistem : "nações pretas" .

Escala cromática de von Luschan


Human Distribuição Cor da pele


MOntando tabelas
Tipo Escala de von Luschan Descrição da Pele
1 1 5 Muito claro
II 6 10 Claro
III 11 15 Intermediário;europeu de pele escura,ou caucasiano médio
IV 16 20 Mediterrêneo ou Escura média
V 21 28 Escuro,marrom ou Pardos
VI 29 36 Muito escura ou Pretos

A diferença relevante entre as escalas de Von Luschan e de tipos de pele é uma das aplicações pretendidas: a escala por cor da pele, tem por objetivo simplesmente classificar pessoas pelo sua tom da pele verdadeiro e não estabelecer uma classificação racial de uma população inteira.

proximo